terça-feira, 31 de janeiro de 2012

  Como se comportar em um
    Chá da tarde                                                                                                      O chá da tarde remete a imagens glamourosas. “Lembramos logo dos ricos salões europeus das cortes do século XVII, com todo o ‘mise en scène’ de homens e mulheres elegantes, servidos por ‘valets’”, descreve Fernando Rezende, gerente geral da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. O costume continua elegante e é simples de ser organizado.

Inspire-se em cardápios para fazer o seu chá da tarde
Farto em guloseimas e bebidas, o chá da tarde segue regras. O chef Renato Freire, da Confeitaria Colombo, conta que a forma de servir é ordenada. “Começamos com os salgadinhos, depois os sanduíches e por fim, os doces”. A explicação é simples. “Começar com os doces fica enjoativo”.

A bebida requer cuidados no preparo. “Nunca deixe o chá ferver. O ideal é aquecer a 90 graus, porque a água fervente tira os elementos voláteis do chá e com isso o aroma e o sabor”. Freire ainda revela um truque para deixá-lo mais saboroso: “pingar uma gotinha de limão realça o sabor. A acidez da fruta deixa o gosto do chá mais pronunciado”. A bebida deve ser servida com a xícara quente.

E o que não pode faltar em um chá da tarde? Cada um tem os seus quitutes indispensáveis. No clássico da Confeitaria Colombo não pode faltar o casadinho de doce de leite e o sanduíche de pepino, tradicional entre os ingleses. Já a inglesa Carol Bisoni, do Café Botanica, conta que seu típico chá inglês não dispensa “scones com geléia e chantilly e os mini sanduíches de salmão defumado com pepino”. E Fernando Rezende destaca os "diversos tipos de chá, preferencialmente importados ingleses".

Hora certa
Obedecer a hora do chá tem uma razão. Renato Freire explica: “A hora ideal para tomar o chá é à tarde, não à noite, pois ele tem cafeína e pode tirar o sono”. E para quem se animou em organizar um, Carol Bisoni dá dicas de boas ocasiões: “aniversários, reuniões de amigas, chás de bebê e chás de panela”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário