terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Etiqueta á mesa

                                            
   Etiqueta á mesa           Etiqueta como todos sabemos, para muita gente é importante e para outras nem tanto. Mas como o saber não ocupa ligar, e porque nunca sabemos quando poderemos ser convidados por alguém com essa etiqueta, deixo 10 regras básicas de como se comportar à mesa:
.Sabe aquele guardanapo de tecido, que é usado em restaurantes chiques? Pois é, não foram feitos para serem pendurados no pescoço, devem ser usados sobre as pernas. Quando você for se levantar, deixe-o sempre sobre o assento da cadeira, nunca em cima da mesa
.E para vocês evitarem alguns tropeços ao se cumprimentarem, saiba que as mulheres nunca se levantam da mesa para fazerem o cumprimento, somente os homens. Mais ainda: para apresentar as pessoas umas às outras, use a ordem de importância, sempre dirija-se e dê mais atenção ao mais ilustre primeiro.
.Deve-se sempre esperar que todos se sirvam para começar a comer e smepre comer de boca fechada e nunca comer bastante a ponto de sair passando mal.
.Os cotovelos não devem ficar em cima da mesa. Mas é claro que você não precisa ter uma postura como uma estátua.
.Não é obrigatório deixar restos de comida no prato — pode se tornar até deselegante — mas, se for algo de que não gostou você não tem obrigação de comer.
.Nunca parta o pão com a faca, muito menos com os dentes. O pão já deve vir cortado e no caso de vir inteiro, separe um pedaço com a ponta dos dedos em cima do prato, se tiver, e leve-o à boca pedaço por pedaço.
.Não molhe o pão em café, molho ou qualquer outro líquido                
.Quando terminar de comer, não empurre o prato e nem retire-o da mesa. O garçom está encarregado disso. Coloque sempre os talheres do mesmo lado um sobre o outro com o garfo virado para baixo. Assim quem recolher os pratos saberá que já terminou de comer.
.Não precisa encher muito o seu prato. Se quiser repetir não fica feio. Você pode se servir mais de uma vez.
.Sempre que for beber, limpe os lábios para não deixar marcas de batom e gordura nas bordas das taças e copos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário